É claro que não é do dia para noite que se consegue realizar uma mudança concreta, àquelas transformações que acontecem na tv, onde muda-se o visual todo de alguém, dura apenas um dia, se a pessoa não mudar e aperfeiçoar o seu olhar frente à moda, nada se modifica, e mais, não adianta simplesmente seguir às tendências, é necessário adaptá-las ao seu tipo físico, ao estilo, ao clima de onde mora e ao tipo de ambiente que costuma freqüentar.
Comece então, olhando o seu guarda-roupas, muita gente possui uma infinidade de peças, mas não têm o que usar, mesmo com uma quantidade grande de roupas, acaba vestindo sempre a mesma coisa. A primeira coisa a fazer, é olhar peça por peça, pode demorar um pouquinho, mas o resultado será compensador, todas aquelas que não servirem mais, que estão muito pequenas, deverão ser descartadas (doadas ou vendidas para brechós), não adianta elas estarem à vista se você não pode usá-las, não espere emagrecer para voltar a usar, mas se este for o seu caso, guarde-as dentro de uma caixa e só as retire de lá quando finalmente puder vestí-las. As peças que ao contrário, estiverem grandes demais, você deverá fazer uma análise, elas ainda estão na moda, ainda combinam com você?? Se a resposta for sim, separe e leve em uma costureira para fazer os ajustes. Se a resposta for negativa, doe ou venda. Separe também todas as roupas que precisarem de manutenção, como por exemplo, repregar os botões, arrumar barras, ou consertar costuras que se romperam. Se houver alguma peça manchada, ou você retira a mancha, ou descarta. Resumindo, só sobrarão em seu guarda-roupas, peças que podem ser utilizadas a qualquer momento, não adianta deixá-lo abarrotado de roupas que não servem, ou que apresentam defeitos. Dê uma atenção especial também àquelas peças que você não usa há mais de um ano, se forem roupas de festa, ou muito pesadas para o frio, que não costumam ser usada com freqüência, tudo bem, as demais você deverá se perguntar, elas realmente ainda tem serventia, ou só estão fazendo número, se a resposta for a última, o destino certo delas é o descarte. Nesses momentos, muitas vezes entra o lado sentimental: "mas aquela roupa me lembra um momento muito especial da minha vida, não posso descartá-la...", tudo bem, guarde-a em uma caixa, com papel de seda, e deixe-a como recordação, mas não a coloque no meio das roupas que são utilizadas regularmente.
Não esqueça de fazer uma triagem também nas bolsas, nos sapatos, nas bijouterias e nos demais acessórios, afinal eles também saem de moda e sofrem danos, precisando de manutenção ou descarte.
Depois de todo este trabalho, o próximo passo, é a organização. Separe as peças, de inverno e de verão, além disso, separe também por estilo (as mais formais e as do dia-a-dia), e finalmente organize as do mesmo estilo por cores, por exemplo, comece colocando as peças pretas, seguidas das roxas, azuis, verdes... Não esqueça de colocar todos os cabides para o mesmo lado, acredite, facilita e muito na hora da pressa em se arrumar. Uma dica fundamental, é deixar visível todas as peças, afinal fica difícil você lembrar tudo o que tem em seu guarda-roupas, se você não consegue visualizá-las, se possível, não deixe os sapatos nas caixas, não deixe os cintos enroladinhos escondidos, tente pendurá-los facilmente à vista, e separe as bijouterias por semelhanças, os brincos grandes juntos, os pequenos, com strass, e assim por diante...
Finalmente, você vai se deparar com um novo guarda-roupas, pode ser que tenha se surpreendido, e com toda esta arrumação, ter descoberto peças que não usava à tempos, mas que são lindas e muito usuais, ou pode ter percebido que anda precisando com urgência de roupas novas, pois sobraram poucas, se este é seu caso, não se desespere, melhor ter poucas roupas, e todas elas servirem e te valorizarem, do que ter um monte de peças inúteis. Então, se o seu bolso permitir, é hora de ir às compras, mas não esqueça, SÓ adquira roupas que te favoreçam e que você REALMENTE vai usar.
Vou estar escrevendo nos próximos posts, sobre peças indispensáveis em quase todos os tipos de guarda-roupas.
Depois de tudo isso, só tenho a te desejar: Feliz Visual Novo!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário